Automação Industrial
Controle de Combustão e Tiragem
Explanando o controle de combustão sem grandes pormenores, o método busca entregar a queima ideal, com uma alimentação e ventilação buscando o equilíbrio na relação ar-combustão.
Realiza-se o controle de combustão através da medição da pressão de vapor e efetuando uma alternância de velocidade do ventilador de ar primário e secundário e combustível ou informando ao operador o momento ideal para alimentar a caldeira com lenha, obtendo assim a queima ideal, tendo como consequência direta a economia de combustível e também de energia elétrica, pois os ventiladores de ar primário e secundário trabalham modulando conforme a necessidade de consumo.
O controle de tiragem é efetuado também medindo a pressão da fornalha, entretanto, trabalha com a modulação da velocidade do exaustor, mantendo desta forma, uma constante pressão.
Vantagens
Dentre as vantagens dos dois métodos, destacamos duas, são elas a economia de combustível e a de energia elétrica, fatores essenciais para obter uma caldeira com alta eficiência. A pressão constante na fornalha faz com que haja uma economia de combustível, já que não haverá uma alimentação desnecessária devido ao exaustor não retirar mais calor que o necessário, todavia, este não trabalhando além do necessário, acabará concedendo um ganho de maneira harmônica no que se refere ao menor consumo de energia elétrica
Leia conteúdo selecionado por profissionais da área.